Dados do Trabalho


Título

Hipermetabolismo durante COVID-19 grave detectado por calorimetria indireta

Objetivo

O objetivo principal deste estudo é avaliar retrospectivamente os achados da calorimetria indireta realizados em pacientes com formas graves de COVID 19 submetidos à ventilação mecânica invasiva. Este estudo visa descrever o perfil metabólico de pacientes com COVID-19 grave, com base no gasto energético medido por calorimetria indireta e também analisar comparativamente os resultados do gasto energético medido por calorimetria indireta com os resultados do gasto energético estimado por equações preditivas de energia;

Métodos

Consiste em uma análise retrospectiva de dados de prontuários realizados na Unidade de Terapia Intensiva, em um hospital terciário.
Este é um estudo de centro único com uma coorte de 21 pacientes, sendo estes :pacientes com COVID-19 com pneumonia grave e SDRA moderada ou grave submetidos à ventilação mecânica invasiva que foram foram incluídos, de acordo com a definição de Berlim. Entre junho de 2021 e fevereiro de 2022.

Resultados

A mensuração do gasto energético por calorimetria indireta nos mostra um perfil hiper metabólico, com um GE médio de 29,6 kcal/kg/dia em comparação com as fórmulas preditivas. O gasto medido pela calorimetria mostra-se muito superior ao gasto energético estimado. Esse resultado é confirmado pela análise estatística, com resultados significativos em todas as comparações calorimetria com as fórmulas preditivas.

Conclusão

Conclui-se que estatisticamente é possível afirmar a presença de estado hiper metabólico em pacientes com formas graves de COVID 19, tendo seu gasto energético medido por calorimetria indireta. FAISY se destaca pela maior similaridade do gasto energético previsto.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Caroline Marques do Nascimento, ANA CHAVES SILVA, Adlyene Muniz da Silva, Hugo Leonardo Silva de Freitas, Filipe Sousa Amado, Pedro Henrique Dias Brasiliense Frota, José Raimundo Araujo de Azevedo