Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico dos pacientes da UTI do hospital Baía de Todos os Santos

Objetivo

Descrever o perfil clínico da UTI do hospital Baía de Todos os Santos de janeiro a junho de 2023.

Métodos

Estudo exploratório através dos dados do sistema Epimed Monitor de janeiro a junho de 2023. O instrumento utilizado compreende a monitoração da qualidade e desempenho de UTIs através de medidas risco-ajustadas e do cálculo de escores de prognóstico validados para UTIs Gerais. As informações foram sistematizadas e analisadas através de tabelas, seguindo a sequência e distribuição das variáveis do estudo.

Resultados

Foram analisados 477 pacientes, dos quais 280 eram do sexo feminino e 180 do sexo masculino, Índice de Comorbidades de Charlson de 1,93. Dos internados, 48,04% foram classificados como Pré-frágil, 5 foram reiternados na unidade com menos de 24 horas da alta da UTI, 87,63% receberam alta e 8,18% evoluíram a óbito, caracterizando um Índice de renovação ou giro de rotatividade de 22,85. Destes, 11,74% eram portadores de IR sem diálise e, 59,57% referiram HAS sendo classificados como comorbidades mais frequente. A média do escore SAPS 3 é de 46,05 com TMP, IC 95% de 0,49, com Mortalidade Predita pelo SAPS de 17,47%.

Conclusão

A análise do perfil da unidade contribui de forma sistematizada na evolução das práticas gerenciais, contribuindo para alocação de investimentos de forma orientada e assertiva, com foco na qualidade e segurança do paciente. As limitações da presente pesquisa estão na utilização de um banco de dados único e de uma seleção de amostra muito específica, não caracterizando a generalização dos resultados obtidos para outras instituições hospitalares.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

João Sousa Sobreira, Tarsila Correia Ribeiro, Lúcio Couto Oliveira Júnior, Joaquim Paulo Castro Santana