Dados do Trabalho
Título
PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A CATETERISMO CARDÍACO E ANGIOPLASTIA, NÃO ELETIVOS, NO PERÍODO PRÉ E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM UM HOSPITAL NO SUL DE SANTA CATARINA.
Objetivo
Conhecer o perfil das pessoas com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), atendidas em um serviço de emergência e submetidas a cateterismo e angioplastia de urgência e emergência, no período pré e durante a pandemia de COVID-19 em um hospital no sul de Santa Catarina.
Métodos
Estudo epidemiológico do tipo transversal, com 235 indivíduos. Foram incluídos no presente estudo todos os pacientes que deram entrada no hospital no período 01/03/2019 até 02/03/2020 (pré-pandemia) e 03/03/2020 até 03/03/2021 (durante a pandemia) para realização de cateterismo e/ou angioplastia de emergência e/ou urgência, maiores de 18 anos. Os dados foram analisados em planilha eletrônica no software Excel®. O processo e análise bioestatística foram analisados no programa SPSS® versão 20.0. Nível de significância adotado de 5%.
Resultados
O perfil dos pacientes atendidos foi em sua maioria do sexo feminino, a faixa etária 60 a 69 anos, a maioria da raça/cor branca, escolaridade baixa, estado civil casado. A maioria estava com IMC acima de 25, não tabagista ou etilista, 83% apresentavam alguma comorbidade, sendo hipertensão arterial, doença arterial coronariana (DAC) e diabetes mellitus as mais prevalentes. Mais de 70% dos pacientes estavam em uso de medicação, dentre as quais se destacam os antihipertensivos, antiagregante, estatinas e hipoglicemiantes orais.
Conclusão
O perfil dos pacientes atendidos no período foi caracterizado pelo sexo feminino, branca, entre 60 e 69 anos de idade, escolaridade baixa, com sobrepeso ou obesidade, não fumante ou etilista, com comorbidades prévias, em uso de medicações para controle. A DAC apresentou associação significativa, com o evento de saúde analisado.
Área
Emergências e Coronariopatias
Autores
Cinthia Lunardi Maia Camilo, Hortência Della Justina Alberton