Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Takotsubo evoluindo com choque cardiogênico em intraoperatório de cirurgia ortopédica: Relato de caso

Descrição do caso

A síndrome de Takotsubo (ST) é uma disfunção temporária e reversível do ventrículo esquerdo cardíaco desencadeada por estresses físicos ou emocionais agudos . Pode evoluir em alguns casos para choque cardiogênico, sendo sua fisiopatologia ainda não totalmente compreendida.
Descrição do caso: Paciente masculino, 23 anos, sem comorbidades, internado em Hospital particular de Belém para ser submetido à cirurgia eletiva de reconstrução de ligamento cruzado anterior de joelho esquerdo. Após uma hora de pós-operatório imediato, apresentou desconforto respiratório súbito e hipotensão. Iniciou-se oxigenioterapia e medidas de suporte. Devido a persistência da hipotensão, dispneia e sinais de congestão pulmonar, foi iniciada diureticoterapia, e ventilação não invasiva, sem melhora. Exames laboratoriais mostraram hiperlactatemia, SVO2 baixa, troponina, CPK, CKMB aumentados e hipocinesia apical do ventrículo esquerdo com fração de ejeção de 27% na avaliação ecocardiográfica.
Foi realizada intubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva mantendo sedoanalgesia continua. Noradrenalina (0,18 mcg/kg/min) e dobutamina (2,5 mcg/kg/min) foram administradas inicialmente. Em virtude da persistência do aumento de DVA (noradrenalina 0.4 mcg/kg/min e dobutamina 8 mcg/kg/min) e sinais de hipoperfusão tecidual foi optado pela inserção de Balão Intra-aórtico de contrapulsação (BIA) com programação 1:1. Após 12 horas, foi iniciado o desmame de DVA, com posterior retirada de BIA e extubação após 30 horas. A alta da UTI foi 5 dias depois do acontecimento. A ST é uma síndrome rara, especialmente quando evolui para choque cardiogênico após cirurgias. A compreensão da sua causa e características clínicas ainda é limitada, sendo o reconhecimento precoce fundamental pro adequado manejo dela.

Área

Choque e Monitorização Hemodinâmica

Autores

Melissa Victoria Katherine Guevara Carrera, Roberto Márcio De Oliveira Junior , Thiago Sudani de Castro, Paulo Henrique Nunes Pereira, Yan de Jesus Costa