Dados do Trabalho


Título

Análise da mechanical power durante a ventilação controlada por pressão em pacientes com queimaduras graves

Objetivo

Os objetivos deste estudo foram analisar a ventilação controlada por pressão (PCV) em pacientes com queimaduras graves, para verificar a associação dos valores da mechanical power ao longo do tempo e dos componentes da ventilação com o desfecho de óbito ou sobrevivência nesta modalidade de trauma.

Métodos

Um estudo longitudinal, observacional e analítico de 172 medições de parâmetros coletados diariamente
dos ventiladores de 26 pacientes com queimaduras graves submetidos à ventilação mecânica em PCV sob analgesia e sedação profunda. Análise estatística foi realizada sobre os valores obtidos e os componentes da ventilação mecânica em relação ao desfecho dos pacientes com o teste-T paramétrico, Mann-Whitney, variância de Levene e o Anova

Resultados

A mechanical power média calculada diariamente em pacientes queimados grave foi de 22,83 ± DP joule por minuto (J/min). Valores elevados da mechanical power foram estatisticamente significantes em relação à mortalidade (p= 0,029) independentemente do tempo de ventilação, assim como valores maiores de PEEP, pressão de pico, pressão de platô e driving pressure (p<0,001), frequência respiratória (p=0,01), variação da pressão inspiratória (p=0,03) e valores menores de volume corrente (p=0,005).

Conclusão

Na análise da ventilação mecânica em pacientes com queimaduras graves, os valores médios da mechanical power foram elevados e que, independentemente do tempo de ventilação mecânica, esses valores estão relacionados à mortalidade, assim como valores maiores de pressões, driving pressure, frequência respiratória e valores menores valores de volume corrente, indiciando a importância da frequência do estresse e força de propulsão para superar a elastância pulmonar.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Claudio Luciano Franck, Arthur Simonete, Natalia Alberti da Silva