Dados do Trabalho


Título

Gestão de indicadores de qualidade e desempenho na UTI de um hospital público na Amazônia

Objetivo

analisar e discutir indicadores de qualidade e desempenho da Unidade de Terapia Intensiva do hospital Jean Bitar.

Métodos

O estudo se caracteriza como uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizado no hospital público estadual Jean Bitar, que possui 70 leitos clínicos e cirúrgicos, destes 10 leitos são de Unidade de Terapia intensiva (UTI) . O registro dos dados para alimentação dos indicadores é realizado pelo enfermeiro por meio de um livro padronizado de admissão/alta da UTI e através da consulta a um sistema informatizado, posteriormente são alimentados no sistema Epimed solutions, onde são calculados os índices.

Resultados

Dentre os indicadores analisados no período de janeiro a junho de 2023, citamos o tempo médio de permanência que em janeiro era de 8,8 dias e junho se manteve em 7,1 dias. A equipe assistencial realiza a análise dos resultados e discute as ações de melhoria. Outro indicador a ser analisado é a taxa de ocupação que oscilou em aumento de 70,97% em janeiro para 71,33% em junho e a taxa de mortalidade que era de 28% e em junho chegou a 30%, sendo a média da taxa de mortalidade padronizada de 1,27 no período. Indicador esse que auxilia a analise mensal realizada pela comissão de revisão de óbito e núcleo de qualidade e segurança do paciente, identificando óbitos a esclarecer com o foco na melhoria continua dos processos.

Conclusão

O monitoramento dos indicadores contribui para o gerenciamento de boas práticas em saúde e mensuração da qualidade da assistência na UTI.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Erica Mariana Borges Reis, Leila Rezegue Moraes Rego, Cristiane Guimarães Monte, Guilherme Euzebio Lemes, Alexandra Santos Carmo, Giovani Luis Padão Merenda