Dados do Trabalho


Título

Mixoma atrial gigante: um relato de caso

Descrição do caso

Objetivo:Relatar um caso de mixoma gigante em átrio esquerdo diagnosticado em paciente assistida em hospital de Minas Gerais.Métodos: estudo descritivo, retrospectivo, observacional do tipo relato de caso.
Descrição do caso: 68 anos, sexo feminino, internada devido a sintomas de dispneia e palpitação aos mínimos esforços e em repouso. Quadro prévio de fibrilação atrial, em uso de rivaroxabana, metroprolol e amiodarona. Realizou-se avaliação com ecocardiograma transtorácico e evidenciou-se tumor intracavitário em átrio esquerdo com repercussão hemodinâmica, sendo avaliado pela equipe de cirurgia cardíaca e indicado o tratamento cirúrgico. A ressecção do tumor foi realizada através de toracotomia mediana anterior transesternal, com uso de circulação extracorpórea.Empregou-se hipotermia (32°C) e atriotomia direita e esquerda. Após a drenagem mediastinal foi realizado implante de eletrodos de marcapasso temporário epicárdico em parede anterior do ventrículo direito. Evoluiu no pós-operatório imediato com fibrilação atrial de alta resposta ventricular, com boa resposta a conversão química. A amostra foi enviada para o anatomopatológico que concluiu ser um mixoma cardíaco, não sendo identificados sinais de malignidade.
Conclusões: Segundo relatórios patológicos, 45% dos tumores cardíacos benignos são de origem mixomais. Clinicamente, o paciente pode apresentar dispneia, ortopneia, tosse, dentre outros. As lesões são identificadas no átrio esquerdo, por meio de cateterismo, angiografia ou ecocardiograma, O tratamento definitivo é cirúrgico.Tais tumores apresentam um desafio durante o diagnóstico, uma vez que expressam com uma diversidade de manifestações clínicas que atrasam o diagnóstico.

Área

Epidemiologia

Autores

JENNIFER CARAVELLI VENTURA PERDIGAO, RACHEL DE OLIVEIRA SILVEIRA COSTANTINI, RODRIGO DE LIMA RUSSO, TARCISIO SIMAO OLIVEIRA, KARINA ELORD CASTRO RIBEIRO DA SILVEIRA, HENRIQUE VERTUAN FRESCHI LANDGRAF, FREDERICO NUNES, MARCOS LEANDRO PEREIRA