Dados do Trabalho
Título
Desmame da ventilação mecânica domiciliar em pacientes crônicos utilizando a ferramenta de telemonitorização
Objetivo
Foi avaliar a efetividade da ferramenta de telemonitoramento no desmame ventilatório de pacientes crônicos de uma homecare
Métodos
Foram avaliados dados vitais, ventilatórios, complicações e desmame dos 25 pacientes em ventilação mecânica domiciliar atendidos pelo homecare. Os dados ventilatórios são coletados automaticamente 24 horas pelo aparelho de ventilação, já os outros dados foram colhidos através dos diários de plantão. O acompanhamento foi realizado por oito meses, sendo quatro somente a coleta dos dados pelo sistema e armazenamento em tecnologia de nuvem sem consulta da equipe. Após este período foram acompanhados diariamente pelos fisioterapeutas o telemonitoramento mais quatro meses, norteando os atendimentos de acordo com os dados encontrados.
Resultados
Dos pacientes incluídos, 68% foram diagnosticados com doenças neurológicas e 32% com distúrbios respiratórios. Em relação ao padrão ventilatório, houve diminuição na frequência respiratória de 26.6 para 22.7 (P=0.0003) e o desmame total da ventilação mecânica aumentou 33% sendo de nenhum paciente para cinco. (P=0,0063). Foi possível avaliar também redução dos atendimentos extras, que são intercorrências e complicações respiratórias de nove para nenhum no período (P=0,01).
Conclusão
A utilização da ferramenta de telemonitoramento auxiliou no desmame ventilatório pelo acompanhamento integral do paciente domiciliar e maior adaptação da ventilação. Proporcionando maior conforto e segurança para o usuário, familia e equipe.
Área
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica
Autores
Renato Marques PRADO JUNIOR, Luiz Henrique VIDIGAL, Andressa Aparecida Silva, Sarah Souza Silva, Ruy Pires Neto, Claudia Simeri Albertini, Vinicius Pafume Oliveira, Carlos Fernando RONCHI