Dados do Trabalho


Título

Infecções relacionadas à assistência à saúde: a educação profissional influência?

Objetivo

Descrever como medidas de reeducação da equipe multiprofissional podem diminuir a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Métodos

Trata-se de uma análise retrospectiva dos dados de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), localizada no interior do estado de Goiás, antes e depois da instituição de medidas de reeducação da equipe multiprofissional a fim de adequar as medidas de prevenção e controle de infecções. Foram analisados os dados de janeiro de 2021 a dezembro de 2022.

Resultados

A unidade analisada possui 10 leitos para admissão de pacientes clínicos e cirúrgicos. A média de admissões/ mês foi de 56 pacientes, com taxa de ocupação média de 81,5%. No mês de janeiro de 2021 foram notificadas a ocorrência de 13 IRAS. Devido alta ocorrência de IRAS, realizado discussão clínica multiprofissional e reforçado a necessidade de adequação das medidas de prevenção e controle de infecção. Mensalmente a incidência de IRAS foi acompanhada. Em agosto de 2021 foram notificadas 7 IRAS. Em dezembro de 2021 foram notificadas 2 IRAS. Em fevereiro de 2022 foram notificadas 6 IRAS. Devido elevação da incidência de IRAS reforçado a importância e a necessidade de readequação das medidas de prevenção e controle de infecção. O processo de educação continuada multiprofissional foi intensificado e em dezembro de 2022 foi notificado 1 IRAS.

Conclusão

Com a revisão de alguns protocolos institucionais e a readequação das medidas de prevenção e controle de infecções e principalmente com a reeducação de toda equipe multiprofissional conseguimos diminuir a incidência de IRAS em nosso serviço.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Kamila Fernandes Ferreira, Flaubert Ribeiro da Silva Santos, Lucas Felipe Ribeiro, Sheila de Almeida Santos Paiva , Leonardo Queiroz Lopes, Kayo Rodrigo dos Santos Borges , Lais Hassel Mendes Ferreira da Silva, Fernando Alves Mundim