Dados do Trabalho


Título

Taxa de deambulação da unidade de terapia intensiva: projeto de melhoria da qualidade.

Objetivo

Aumentar a taxa de deambulação na unidade de terapia intensiva do Hospital Samaritano Paulista.

Métodos

Estudo retrospectivo realizado entre os meses de outubro de 2021 e dezembro de 2022 na UTI do Hospital Samaritano Paulista, aplicando a Metodologia PDSA. Análise dos dados realizada com Microsoft Excel© 2016 por meio de estatística descritiva com resultados apresentados em medianas e percentuais. Plan: Sistematização da coleta de dados referente ao preenchimento e adequação da análise dos indicadores; Do: disponibilização de meias antiderrapantes, reestruturação e treinamento da nova planilha, divulgação semanal dos resultados alcançados para aumentar o engajamento e padronização e treinamento da equipe na ferramenta Escala de Mobilidade em UTI; Study: coleta e análise de dados; Act: auditoria da nova planilha, direcionando orientações individualizadas.

Resultados

Foram analisados 880 pacientes, 57,7% do sexo masculino, com mediana de idade de 65,9 anos. 59,7% dos pacientes foram cirúrgicos, sendo 72,3% cirurgias cardíacas. Houve aumento na taxa de deambulação de 59% (mês de janeiro de 2022) para acima de 80% já em março de 2022, com tendência mantida nos meses seguintes. Devido a essa manutenção da taxa de deambulação acima de 80%, foi estabelecida uma nova meta de 88,3% para 2023.

Conclusão

Houve aumento da taxa de deambulação na UTI, com consolidação dos resultados. Nenhum relato de eventos adversos relacionados à deambulação.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Caio Henrique Veloso da Costa, Camila Nogueira Coelho, Livia Rodrigues Mello Zego, Luana Talita Diniz Ferreira, Livia Maria Garcia Melro, Luana Diaz Ruiz