Dados do Trabalho


Título

Perfil Epidemiológico de Pacientes Internados com Tétano Acidental em uma Unidade de Terapia Intensiva Pública do Maranhão entre 2020 e 2023

Objetivo

Esse estudo teve o objetivo de avaliar o perfil clínico-epidemiológico dos casos de tétano acidental, registrados em um Hospital de Referência, no estado do Maranhão, no período de dezembro de 2020 até julho de 2023.

Métodos

As informações foram obtidas por meio do banco de dados do Epimed Monitor, sem geração de identificação dos pacientes. Os dados foram tabulados no Microsoft Office Excel 2019 e analisados estatisticamente no Statistical Products and Service Solutions for Windows 12.

Resultados

No período pesquisado, foram diagnosticados 8 casos de tétano. As variáveis sociais e epidemiológicas estatisticamente significantes, foram o sexo masculino (100%), a faixa etária predominante entre 29 e 65 anos (média 44,6 anos), tempo médio de ventilação mecânica de 19 dias, tempo médio de bloqueador neuromuscular de 15,4 dias, CPK média dos pacientes no primeiro dia de internação (D1) foi de 1.629, com todos os pacientes evoluindo com disfunção renal, porém apenas três evoluíram para hemodiálise. A gravidade pelo SAPS 3 teve média de 70,25 e mortalidade predita de 64%, porém a mortalidade observada foi de 12,5%, gerando uma taxa padronizada de 0,19.

Conclusão

Entende-se que a situação do tétano acidental no Maranhão ainda ocorre com frequência, produto do déficit no âmbito da prevenção primária com a vacinação, sendo necessárias ações para garantir imunoprevenção junto à população, principalmente entre os jovens, que possuem maior exposição aos agentes de risco. O seguimento do protocolo institucional aliado com a experiência do serviço podem ser determinantes no resultado encontrado sobre desfechos e mortalidade.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Vinicius Freire Pereira, Hiago Sousa Bastos, Paula de Carvalho Bacelar, Carlos Brandão Feitosa Nina, Valdemiro Freitas Neto, Gabriel Almeida Lisboa Oliveira, Carim Miguel Choairy Terceiro, Carlos Gonzaga Melo Filho