Dados do Trabalho
Título
Estratégia de Comunicação em UTI: como identificar pacientes em cuidados paliativos de forma discreta e eficiente?
Descrição do caso
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor complexo destinado a assistência avançada de pacientes gravemente enfermos. O envelhecimento da população, a judicialização das admissões na UTI, a avaliação inadequada de pacientes eletivos à UTI e a cronicidade de doenças são fatores que resultam no aumento de pacientes em Cuidados Paliativos em UTI. A comunicação desta condição de cuidado para a equipe multiprofissional de forma eficaz é um desafio, considerando a rotatividade de profissionais e registros eficientes. Objetivou-se criar uma estratégia de comunicação que fosse de fácil entendimento e discreta. Para isso foi criado um adesivo com a imagem de borboleta, símbolo dos cuidados paliativos por representar uma vida não contada em tempo, mas em intensidade. Inicialmente, foi divulgada a estratégia de comunicação com a equipe multiprofissional por grupos de Whatsapp, reuniões em serviço e informado ao grupo de estagiários no início do período. O adesivo com a imagem de borboleta é fixado na placa de identificação do paciente no leito, após parecer respondido pela equipe de cuidados paliativos e conferência familiar realizada. Deste modo, é acessível a todos os profissionais a informação da condição de cuidado do paciente, preservando sua privacidade. Esta estratégia é um definidor de conduta em casos de intercorrência e tomada de decisão imediata, bem como orientadora de acolhimento dos familiares em horários de visita, visando assim a humanização na assistência da UTI.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Jefferson Renato Bezerra, Yara Pessoa Soares, Francisco Breno Barbosa de Oliveira, Denise Araújo Barros, Leonardo Rodrigues Melo