Dados do Trabalho


Título

Avanços na Medicina Intensiva: Ablação Química com Onyx na Cardiomiopatia Hipertrófica - Um caso de sucesso

Descrição do caso

Introdução: A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é uma condição cardíaca rara, caracterizada pelo espessamento anormal septal. A ablação química com Onyx é um procedimento, capaz de auxiliar o tratamento desta condição, técnica na qual um agente embolizante líquido é injetado no septo ventricular, para bloquear os vasos sanguíneos e reduzir o espessamento excessivo do músculo.
Descrição: Sexo masculino, 59 anos, portador de CMH com obstrução no trato de saída com septo basal medindo aproximadamente 2,7cm com movimento sistólico anterior (SAM), com gradiente dinâmico em Via de Saída de Ventrículo Esquerdo (VSVE) de 95 mmHg, já sabida. Apresentando dor torácica típica e dispneia. A Cineangiocoronariografia não demonstrou evidência de lesão obstrutiva. Submetido a ablação química (Onyx) do 1o ramo septal em repouso. Realizada infusão de contraste com microbolhas - Sonovue, para delimitação da área irrigada pela septal tratada. Após injeção de Onyx observou-se marcada redução do gradiente de VSVE passando para 13mmHg. Melhora expressiva da turbulência em VSVE assim como da SAM. Paciente apresentou excelente evolução clínica e recebeu alta da unidade após 48h.
Conclusão: A ablação química com Onyx mostra-se uma excelente opção no tratamento da CMH. A redução significativa do gradiente em Via de Saída de Ventrículo Esquerdo e a melhora dos sintomas, como na dor torácica típica e dispneia, demonstram o potencial benefício desse procedimento, sendo ele minimamente invasivo e capaz de proporcionar melhora na qualidade de vida do paciente. Sendo assim devendo ser lembrado como uma terapia adicionar ao tratamentos dos casos de refratariedade.

Área

Emergências e Coronariopatias

Autores

Maria de Fatima Martins Gil Dias, André Casarsa Marques, Pedro Bastos de Medeiros, Andre Bonfim, Camila França da Silveira Sousa, Felipe Souza da Silva Maia, José Lucas Peres Bichara, Isabela da Costa Furtado