Dados do Trabalho


Título

A linha tênue entre depressão e insuficiência cardíaca.

Objetivo

Analisar descritivamente a relação de pacientes internados por Insuficiência Cardíaca (IC) descompensada, seus diferentes fenótipos e sua relação com Episódio Depressivo Maior (EDM).

Métodos

Estudo observacional longitudinal. Incluídos pacientes de ambos os sexos, internados por IC descompensada, entre 18 e 100 anos. Excluídos gestantes, portadores de demência, esquizofrenia, psicose ou apresentar-se em quadro agudo de sepse ou uremia. O EDM foi analisado através do Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) e o critério utilizado para EDM positivo foi a presença de cinco ou mais sintomas, desde que pelo menos um seja humor deprimido ou anedonia, e que cada sintoma corresponda à no mínimo “uma semana ou mais", com exceção do sintoma 9, para o qual é aceitável “menos de uma semana". Os pacientes foram classificados nos fenótipos de IC, por ecocardiograma, de acordo com a Fração de Ejeção (FE) subdividindo em IC de Fração de Ejeção Reduzida (ICFEr) (<40mmHg), IC de Fração de Ejeção Intermediária (ICFEi) (40-49 mmHg) e IC de Fração de Ejeção preservada (ICFEp) (>50mmHg).

Resultados

Foram incluídos 108 pacientes, predomínio do sexo masculino (62%) e com idade média de 71,85±13,9. A prevalência de EDM foi de 24% . A análise descritiva entre os portadores de depressão e os diferentes fenótipos de IC demonstrou que 53,8% dos pacientes eram portadores de ICFEr, 30% ICFEp e 15% ICFEi.

Conclusão

Diante de um tema de alta relevância foi encontrado uma alta prevalência desse distúrbio mental nesta amostra. Estudos futuros são necessários a fim de comprovar estatisticamente esta relação e ampliar as possibilidades de intervenção e tratamento para esses pacientes.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Maria de Fatima Martins Gil Dias, Andre Casarsa Marques, Pedro Bastos de Medeiros, Andre Luiz Dias Lima Bonfim, Julio Cesar Tolentino Junior, Vithória Vidotti Neves, Fabiana Jacinto Coelho Porto Genuino, Andrea Cardoso de Matos