Dados do Trabalho
Título
ECMO - Registro de uma experiência da pandemia
Descrição do caso
Introdução: A oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) é uma modalidade terapêutica que possibilita suporte temporário a falência pulmonar e/ou cardíaca, refratária ao tratamento clínico convencional. A configuração veno-venosa (VV) é a modalidade de escolha no contexto de insuficiência respiratória. Funcionando como uma ponte para a recuperação do órgão acometido. No período de pandemia a necessidade desta terapeutica foi excencial para manutenção da vida de muitos pacientes.
Objetivo: Demostrar o perfil de pacientes que foram submetidos a canulação em série de casos e a mortalidade registrada neste grupo.
Método:Análise retrospectiva de prontuários no periodo de dezembro de 2020 a dezembro de 2022. Onde foram canulados no modo VV, 26 pacientes: 19 masculino e 7 feminino/ idade média 46 anos /IMC: 24,8 a 40, com sítio de escolha (veia femoral direita, e veia jugular interna direita 100%).
Resultado: A mortalidade do grupo avaliado foi de 65%, tempo de suporte médio 14 dias, necessidade de aminas vasoativa (88,4%) e transfusões sanguíneas (88,4%). Teve predominio o sexo masculino, não se confirmando na mortalidade estatisticamente relevante.
Conclusão:As indicações de ECMO VV são insuficiência respiratória hipoxêmica e insuficiência respiratória hipercápnica. A mortalidade da doença que acomete é alta por si só, sendo que a terapia também impõem riscos. Características epidemiológicas são relevantes para o melhor ajuste da terapeutica, assim como a necessidade de hemoderivados e amina vasoativa é um marco do tratamento, elevando custo e gravidade ao grupo de pacientes. O fator predisponente da descompensação também é um fator que faz mudar o prognóstico do tratamento.
Área
Infecção no paciente grave
Autores
Maria de Fatima Martins Gil Dias, Pedro Bastos de Medeiros, Clarice Costa, Laura Herranz Prinz, Juliana Gurgel da Silveira, Amanda Dal Castel Ferreira da Silva, Andre Marques Casarsa