Dados do Trabalho


Título

Comparação da taxa de sucesso de desmame ventilatório entre os índices integrativos e desmame convencional em pacientes neurocríticos

Objetivo

Comparar as taxas de sucesso de desmame ventilatório e interrupção da ventilação mecânica invasiva (VMI) entre os índices integrativos e convencionais de desmame em pacientes neurocríticos internados em unidade de terapia intensiva (UTI).

Métodos

Estudo de coorte randomizado com 27 pacientes neurocríticos, internados na UTI do Hospital Santa Casa de Uruguaiana. Foram incluídos na amostra pacientes adultos, com diagnóstico clínico de acidente vascular encefálico ou traumatismo cranioencefálico, de ambos os gêneros e que estivessem em VMI, independentemente do modo ventilatório utilizado. De acordo com a randomização, os sujeitos foram divididos em 2 grupos sendo um como desmame ventilatório convencional (n=14) e o outro como desmame ventilatório baseado no uso de índices integrativos (n=13).

Resultados

Treze e quatorze indivíduos concluíram o protocolo nos grupos desmame integrativo e convencional, respectivamente. O tempo de VMI (p=0,74) e o tempo de internação em UTI (p=0,23) não foram significativos. Não encontramos nenhum valor significativo nas correlações entre tempo de VMI e de internação em UTI quanto ao índice de respiração rápida e superficial, índice integrativo de desmame, avaliação integrada da complacência dinâmica, frequência, oxigenação e pressão inspiratória máxima, bem como, no índice de pressão inspiratória máxima/tempo.

Conclusão

Não há diferença significativa entre a utilização de índices integrativos de desmame em relação ao desmame convencional no que se refere a tempo de uso de VMI e tempo de internação em UTI de pacientes neurocríticos, evidenciando que, na prática clínica, o desmame convencional deve ser utilizado devido a melhor aplicabilidade com melhor otimização de tempo.

Área

Neurointensivismo

Autores

Willian Silva Acosta Teixeira, Ariel Aline Jardim Alves Escobar, Camila Teixeira Herrera, Emily Letícia Silveira Zanferari, Rafael Tamborena Malheiros, Antônio Adolfo Mattos Castro