Dados do Trabalho


Título

Achados tomográficos em pulmões COVID-19: a contribuição da inteligência artificial.

Objetivo

Desde o início da pandemia da Doença do Coronavírus (COVID-19), a Tomografia Computadorizada de tórax é uma forte aliada no diagnóstico e acompanhamento de pacientes. Novas ferramentas têm sido desenvolvidas para tornar a análise pulmonar mais objetiva, caso do 3D Slicer e sua ferramenta LungAnalyser. Este estudo objetivou descrever os achados tomográficos encontrados em pacientes com COVID-19 internados na Unidade de Terapia utilizando esta ferramenta.

Métodos

. Cento e um conjuntos de imagens tomográficas de pacientes internados entre março de 2020 e dezembro de 2021 com diagnóstico positivo de COVID-19 foram selecionados aleatoriamente. O LungAnalyser foi usado para realizar a análise, quantificando o pulmão “enfisematoso”, “infiltrado”, “colapsado” e “afetado total” em mililitros e sua porcentagem.

Resultados

Os achados de enfisema se mantiveram em torno de 20% do volume. Já os infiltrados, pulmões colapsados e a porcentagem de acometimento total não apresentaram essa similaridade, tendo uma importante pluralidade de resultados. Em infiltrados pulmonares, obteve-se uma média de 32,98% de acometimento, com desvio padrão de 0,095. Para a porcentagem de pulmão colapsado, temos uma média de 11,48% e um desvio padrão de 0,067. A porcentagem total de pulmão acometido foi de 44,3% em média, com desvio padrão de 0,15.

Conclusão

A descrição de achados encontrados pelo software pode ser valiosa para a identificação e quantificação de lesões pulmonares em pacientes com COVID-19, diminuindo subjetividade dos laudos e auxiliando no melhor conhecimento de lesões, por vezes não tão visíveis ao olho humano. Seu uso não exclui a necessidade de radiologistas experientes para a melhor avaliação.

Área

Infecção no paciente grave

Autores

Bruna Martins Dzivielevski da Camara, Georgia Garofani Nasimoto, Heloísa Severgnini, Rafaella Bernardelli, Auristela Duarte de Lima Moser , Mauren Abreu de Souza