Dados do Trabalho
Título
Segurança no manejo da sede em pós-extubados e traqueostomizados na terapia intensiva: revisão sistemática com metanálise para diretriz
Objetivo
Elencar critérios de segurança no manejo da sede de pacientes pós-extubados e traqueostomizados para evitar broncoaspiração em Terapia Intensiva como embasamento na elaboração de diretriz.
Métodos
Trata-se de revisão Sistemática, com registro PROSPERO (ID: CRD42023429760) seguindo a rigorosa lista de verificação do PRISMA. Em busca inicial não se identificou estudos descrevendo critérios de segurança, portanto o desfecho definido foi: prevenção de broncoaspiração.
A busca foi realizada 14 de junho de 2023 nas bases: Pubmed, CINAHL, LILACS via BVS, EMBASE, Web of Science e Scopus. Avaliou-se o risco de viés utilizando Rob 2 e Robins I, para metanálise utilizou-se o software R e avaliou-se as evidências elencadas para a diretriz quanto a certeza de evidência pela plataforma GRADEpro.
Resultados
Encontrou-se 139 estudos, cinco foram lidos na íntegra e um foi selecionado. A busca de contra-referências acrescentou mais três. Assim, quatro estudos foram analisados, todos com baixo viés resultando nos seguintes critérios de segurança: avaliação de náusea/vômito, nível de consciência, oximetria de pulso, proteção da via aérea e deglutição. Em nenhum dos estudo houve broncoaspiração durante o manejo da sede. As evidências elencadas apresentaram alta certeza da evidência pelo GRADEpro. À metanálise os três estudos foram homogêneos, apresentaram redução da intensidade da sede, entre eles não houve diferença dos métodos utilizados e nenhum apresentou broncoaspiração após a intervenção. A intensidade diminuiu significativamente com o manejo, porém não houve diferença entre os estudos.
Conclusão
Ao final elencou-se cinco critérios de segurança para a elaboração de diretriz do manejo da sede em pacientes críticos pós-extubados e tranqueostomizados.
Área
Terminalidade, Humanização
Autores
Isabela Bossi Faleiros, Meiriane Pizani Scobare de Oliveira, Aline Franco da Rocha, Lígia Fahl Fonseca