Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE INDICADOR EM TERAPIA INTENSIVA ADULTA COMO MODELO DE INFERÊNCIA PARA RESULTADOS EFETIVOS QUANTO A HUMANIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO CRÍTICA HOSPITALAR

Objetivo

Desenvolver indicador de comunicação para inferência no acompanhamento da melhoria da humanização e comunicação crítica baseado em dados e registros objetivos acompanhados diariamente pela equipe de Psicologia Hospitalar e Médica, utilizando variáveis objetivas de atenção a clínicas de pacientes adultos submetidos a internação em Unidade de Terapia Intensiva e seus familiares no Hospital Tacchini de Bento Gonçalves.
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Métodos

Estudo de coorte prospectivo, com abordagem mista que combina métodos quantitativos e qualitativos. Para coletar dados quantitativos, é utilizada uma planilha de banco de dados pela equipe de Psicologia Hospitalar, registrando respostas numéricas sobre a efetividade da comunicação. O estudo contém uma ampla amostra de 8.954 comunicações críticas registradas, no período de julho de 2022 a junho de 2023.

Resultados

Uma análise estatística, com um teste Qui- quadrado de proporções entre os anos, mostrou que a proporção de comunicações não efetivas em 2023 foi significativamente menor do que em 2022 (22,369, p<0,0001), sugerindo uma melhoria na efetividade da comunicação crítica. A análise qualitativa dos dados identificou os principais fatores que interferem na classificação de uma comunicação crítica como não efetiva, que na sua maioria tem ênfase quanto à postura do comunicador. Três itens qualitativos de classificação de 2022, não foram apontados como não efetivos no ano 2023, tais como, demora do médico para realizar a comunicação, recusa do médico para responder a questionamentos e falta de coerência na comunicação.

Conclusão

Feedback ao médico como forte influência para melhorias, evitando a necessidade de aumento de recursos hospitalares.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Andressa Vaccaro, Ingrid Stoll, Jéssica Daiane Escobar, Rogério Tregnago, RICARDO RAFAEL MAIOLI