Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA, SÍNDROME PÓS-COVID E MORTALIDADE DOS PACIENTES SOBREVIVENTES POR COVID-19 INTERNADOS EM ENFERMARIA VERSUS UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA APÓS 3, 6 E 12 MESES DE ALTA HOSPITALAR

Objetivo

Determinar as características clínicas e epidemiológica, qualidade de vida, a frequência da síndrome pós-covid (SPC)e mortalidade entre os pacientes, internados na enfermaria versus unidades de terapia intensiva (UTI), sobreviventes após 3, 6 e 12 meses após alta em um hospital de referência para diagnóstico e tratamento de casos COVID-19 na cidade de Recife, Pernambuco.

Métodos

Estudo de coorte prospectivo coletou dados por teleatendimento de sintomas e do questionário EQ-5D3L de pacientes sobreviventes aos 3, 6 e 12 meses após alta hospitalar e comparou entre setores de internamento hospitalar.

Resultados

Neste estudo, 755 pacientes foram incluídos, média de idade de 54.6 + 16.1 anos de idade, sendo 65% internados na UTI, 57.6% do sexo masculino e 54.4% tinham SPC. Houve uma tendência de redução na mortalidade ao longo do seguimento, embora sem diferença significante entre pacientes internados na enfermaria (2,6%) versus UTI (3,4%); p = 0.400). Houve aumento na frequência da SPC e ao final de 12 meses de acompanhamento, houve uma tendencia de piora da qualidade de vida em todos os domínios do questionário EQ-5D-3L e os domínios com maior comprometimento foram: ansiedade/depressão (39.9% na UTI versus 33.3% na enfermaria; p = ns), seguido por dor/desconforto (20.7% UTI versus 25.9% enfermaria; p = ns) e as atividades usuais (19.7% UTI versus 26.8% enfermaria; p = ns).

Conclusão

Pacientes sobreviventes de COVID-19 possuem elevado comprometimento na qualidade de vida, alta frequência de SPC e precisam ser avaliados para programa de reabilitação independentemente do setor de internamento hospitalar na fase aguda da doença.

Área

Epidemiologia

Autores

Maria Luiza Queiroz Neta, Mariana Lúcia Correia Ramos Costa, Gabirela Carla Santos Costa, Mariana Menezes Costa, Ruan Silva Sá, GUILHERME JORGE COSTA