Dados do Trabalho


Título

Análise comparativa do sucesso da VNI em pacientes com Covid-19 quanto ao tempo de ventilação mecânica e de internação hospitalar, e a taxa de mortalidades.

Objetivo

Avaliar a eficácia da utilização de ventilação não invasiva (VNI) em pacientes com Covid-19 em comparação a pacientes com outras etiologias na redução do tempo de ventilação mecânica e de internação hospitalar e diminuição da taxa de mortalidades.

Métodos

É um estudo de coorte retrospectivo, com coleta de dados através de busca eletrônica no sistema informatizado do hospital, com o público-alvo de pacientes que estiveram internados nos leitos clínicos, leitos de suporte ventilatório e UTI’s Covid-19 que realizaram suporte ventilatório por meio de ventilação não invasiva e cateter de alto fluxo.

Resultados

Evidenciou-se o uso benéfico da ventilação não invasiva em pacientes com Covid-19, realçando uma redução do tempo de ventilação mecânica invasiva com o uso de VNI de 16%; redução de mortalidade com o uso de VNI de 45% e uma taxa de sucesso do uso de VNI e CAF de 60%. Em relação a comparação dos dois grupos, encontramos diferenças entre os grupos na diminuição do tempo de ventilação mecânica (p=0,04) e aumento da sobrevida (p=0,0001).

Conclusão

A utilização da VNI demonstrou-se como uma técnica eficaz evidenciada pela elevada taxa de sucesso em pacientes com Covid-19. Adicionalmente, o uso da VNI reduziu o tempo de ventilação mecânica invasiva e a taxa de mortalidade nos pacientes com Covid-19, no entanto, relacionado ao tempo de internação, não houve resultados significativos.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Emily Leticia da Silveira Zanferari, Franklin Mambaque Spencer, Camila Teixeira Herrera, Willian da Silva Acosta Teixeira, Rafael Tamborena Malheiros, Antonio Adolfo Mattos Castro