Dados do Trabalho


Título

O impacto do uso de protocolo de atendimento ao paciente grande queimado à admissão em terapia intensiva.

Objetivo

Devido à alta incidência de casos de vítimas de grandes queimaduras, a equipe de terapia intensiva do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) elaborou, em 2022, um protocolo interno para a admissão desses pacientes na UTI, com metas de hidratação, nutrição, dentre outras. Visto que o HEAT é uma unidade de referência para traumas complexos, pacientes oriundos de outros municípios são referenciados para nossa unidade.

Métodos

Os dados iniciais apontaram maior mortalidade dentre os pacientes cujas primeiras 24 horas de atendimento não foram orientadas por nosso protocolo. Com intuito de padronização dos grupos comparados, levantamos as variáveis Superfície Corporal Queimada e escore SAPS 3, tendo como possíveis desfechos a alta hospitalar ou óbito.

Resultados

Não se observou diferença significativa no percentual de superfície corporal queimada (p = 0,19) e no escore SAPS 3 (p = 0,89) entre os grupos comparados, entretanto o subgrupo com local de atendimento inicial externo apresentou desfecho óbito (78,6%) significativamente maior que o com atendimento inicial realizado no HEAT (38,9%), com p = 0,025. A análise multivariada para desfecho aponta, portanto, que o atendimento inicial guiado por protocolo apresenta tendência estatística (p = 0,098) para menor mortalidade.

Conclusão

Percebemos que no intervalo inferior a um ano, a amostra de atendimentos guiados por protocolo específico já encontra tendência estatística (p < 0,10), de impacto na mortalidade, cuja significância podendo ser alcançada com maior amostragem, com a inclusão de novos casos. Desta forma, concluímos que a adoção de protocolos possui influência nos desfechos em terapia intensiva.

Área

Índices Prognósticos

Autores

João Augusto Antoniol Brasiliense de Almeida, Antonio Victor de Aguiar Lourenço, Matheus Silva Vaz Pereira, Simão Pedro Bicudo Bamberg, Rogerio Ribeiro da Silveira, Fabrício Gonçalves Rodrigues, Michele Pereira de Lima, Jessica Bicca