Dados do Trabalho


Título

TeleReab: experiência de um projeto de telemedicina com foco na reabilitação de pacientes críticos

Objetivo

A complexidade dos pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e hospitalizações prolongadas podem resultar em Síndrome Pós Cuidados Intensivos (PICS), e suas sequelas. O projeto TeleReab foi criado para desenvolver estratégias que promovam reabilitação e desospitalização precoces e menor ocorrência de PICS em pacientes internados em hospitais públicos brasileiros.

Métodos

Análise retrospectiva a partir do banco de dados secundário dos teleatendimentos realizados pela equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no período de março a junho de 2023, em 6 UTI da região norte-nordeste. Estratégias de telerounds e elaboração de ferramentas para otimizar fluxo do paciente, com foco na reabilitação e alta segura foram implementados com análise dos desfechos clínicos e de funcionalidade dos pacientes internados nestas UTI.

Resultados

254 pacientes foram acompanhados, sendo 57% do sexo masculino, mediana de 61 anos, 56,2% em ventilação mecânica e incidência de 26,7% de traqueostomia. Apenas 5 readmissões em UTI ocorreram no período. Dos 159 pacientes com escores de funcionalidade medidos, houve melhora do escore de independência/dependência funcional leve de 37% na alta da uti para 67% na alta hospitalar. Considerando todos os pacientes que passaram na UTI no período (N: 654), houve redução de mortalidade de 27,6% para 21,2% (p<0,05, x2).

Conclusão

Os resultados mostram que a realização de telerounds e a capacitação de profissionais da saúde em cuidados de pacientes crônicos e com foco em reabilitação pode impactar de maneira positiva o processo de desospitalização, com melhora da funcionalidade do paciente e promoção de alta hospitalar segura com baixa taxa de readmissões.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

José Victor Gomes Costa, Sumaya Abdul Ghaffar, Fernanda Freitas Paganoti, Fernanda Moreira Leite, Ana Carolina Torres Antonio, Bruno Melo Tavares, Simone Rodrigues Faria Carvalhaes, Daniela Laranja Gomes Rodrigues