Dados do Trabalho


Título

Implementação de uma sala de reabilitação como associação ao programa fisioterapêutico de mobilização progressiva e recuperação funcional dentro de um hospital terciário na zona sul do Rio de Janeiro.

Objetivo

A fraqueza muscular é um problema frequente na unidade de terapia intensiva (UTI) e está associada ao desmame tardio da ventilação mecânica (VM), maior permanência na UTI, fragilidade e morbidade. Este estudo visa avaliar a implementação de uma sala de reabilitação como associação ao programa de mobilização progressiva de pacientes críticos em um hospital terciário da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Métodos

Estudo descritivo observacional, de corte longitudinal e retrospectivo que visa analisar o desfecho dos pacientes que utilizaram a sala de reabilitação do hospital Copa D`Or desde a sua implementação, em março 2023. Foram avaliadas as escalas de dellirium CAM ICU ( Confusion Assessment Method for Intensive Care Medicine), de força e função muscular periférica MRC (Medical Research Council) e o teste de preensão palmar (HG).

Resultados

Dos 15 pacientes que utilizaram a sala de reabilitação desde a sua implementação observamos significativa redução do dellirium, melhora da força periférica e maior independência na funcionalidade pré-alta hospitalar.

Conclusão

A sala de reabilitação do hospital Copa D`Or se tornou mais um recurso importante na implementação do programa de reabilitação dos pacientes críticos. Por ser uma prática inovadora em hospitais terciários, mais estudos são necessários para desenhar o perfil de pacientes internados que podem se beneficiar da sua utilização. Após a sua implementação observamos mudanças importantes no raciocínio clínico da fraqueza muscular adquirida por parte da equipe assistencial e benefícios importantes para os pacientes no que tange a melhora da força periférica, funcionalidade e redução do dellirium.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Ana Luiza Ferreira Kogut Gelhoren , André Avila Chevitarese