Dados do Trabalho
Título
ANALISE DE PERCEPÇÃO DE PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Objetivo
Avaliar a percepção quanto a qualidade de atendimento realizado pelos próprios pacientes enquanto internados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Métodos
Análise retrospectiva das pesquisas de satisfação oferecidas aos pacientes internados na UTI Adulto com alta no período de 2021, através de questionário dirigido avaliando o atendimento médico e de enfermagem e taxa de recomendação do hospital estudado. Foram avaliados pacientes contactuantes e orientados, com prognóstico favorável avaliados por indicador de gravidade.
Resultados
Durante os cuidados assistenciais aos pacientes internados pela equipe multiprofissional, demonstrou-se que os pacientes consideraram como ótimo o atendimento da enfermagem em 95,7% e bom 4,3%; o atendimento médico como ótimo com 87% e bom 13%. A taxa de recomendação para utilização dos serviços do hospital em estudo ficou em 100%. Houve ênfase quanto ao acolhimento, atenção e ambiente favorável da unidade.
Conclusão
O resultado satisfatório obtido se deu em grande parte ao acolhimento e a atenção dada pela equipe multiprofissional, suplantando os desfechos encontrados. O ambiente calmo e harmonioso também contribuiu para a avaliação positiva dos pacientes, demonstrando que a soma destes fatores são imprescindíveis para uma percepção satisfatória dos pacientes enquanto internados em unidades de terapia intensiva.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Firmino Haag, Aline Marielle Cavalcante, Antonio Fernando Costa Filho, Flávio Albuquerque, Marilene Zampoli, Diany Priscila Silva de Oliveira, Roberto Bergamim, Carolina Monteiro Andrade