Dados do Trabalho


Título

Esforços inspiratórios podem agravar a lesão pulmonar aguda inflamatória (P-SILI - patient self-inflicted lung injury)? Modelo experimental em ratos.

Objetivo

Comparar lesão pulmonar e inflamação após um período de hiperventilação
espontânea induzida pela administração venosa de cloreto de amônio em ratos com e sem
lesão pulmonar aguda induzida por lipopolissacarídeo intraperitoneal.

Métodos

Ratos Wistar foram randomizados em 4 grupos: controle (C-C), hiperventilação
(C-H), sepse (LPS-CO) e sepse com hiperventilação (LPS-H). A sepse foi induzida por
injeção intraperitoneal de LPS de Escherichia coli (5 mg/kg). Após 24 horas, a
hiperventilação foi induzida por injeção intravenosa de cloreto de amônio a 6m (1ml/kg) e
confirmada por análise de gases sanguíneos arteriais. Após a eutanásia, foram realizados: citologia do lavado broncoalveolar (LBA), histologia e marcadores inflamatórios pulmonares.

Resultados

Um aumento no escore de lesão pulmonar foi observado nos grupos C-H [0,35 (0,03)] e LPS-CO [0,52 (0,03)] em comparação com C-CO [0,13 (0,01)], sendo ainda maior no grupo LPS-H [0,59 (0,06)] (p<0,05). Ao comparar os dois grupos que receberam amônia (C-H e LPS-H), o grupo com sepse apresentou escore global mais alto, neutrófilos alveolares e neutrófilos intersticiais (p<0,05), além de uma contagem mais elevada de neutrófilos no LBA (p<0,05). Os animais do grupo LPS-H apresentaram evidências de maior dano na região dependente (anterior) em comparação com a região não dependente, demonstrado por um maior número de neutrófilos alveolares. Grupos com sepse (LPS-CO e LPS-H) apresentaram valores mais elevados de CC16 e anfiregulina quando comparados a C-CO (p<0,05).

Conclusão

A presença de hiperventilação induzida por cloreto de amônio aumenta a resposta inflamatória nos pulmões a um estímulo sistêmico, representado neste modelo pela injeção intraperitoneal de LPS.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Juliana Dias Nascimento Ferreira, Lídia Maria Carneiro Fonseca, Fabrício Júnio Mendes Santos, Abner Ramos Castro, Vinícius Moreira Souza, Leda Marília Fonseca Lucinda, Maycon Moura Reboredo, Bruno Valle Pinheiro