Dados do Trabalho


Título

Avaliação da perda de massa muscular por ultrassonografia no paciente queimado e sua associação com prognóstico

Objetivo

Avaliar a perda de massa magra nos pacientes queimados através do ultrassom do músculo quadríceps da coxa.

Métodos

Estudo longitudinal prospectivo realizado com o uso do ultrassom do músculo quadríceps da coxa para avaliar a alteração da espessura em milímetros no dia 1, dia 3 e dia 7 após inclusão no estudo, em 45 pacientes queimados admitidos em leito do centro de queimados de um Hospital Universitário, entre Abril de 2020 e Setembro de 2021. Pacientes com queimaduras nas coxas, que impedissem a realização do exames, foram excluídos.

Resultados

Foi observada correlação entre a variação da espessura do músculo quadríceps da coxa no intervalo do Dia 1 a Dia 3 e a idade (p = 0,035) e perda na espessura muscular em todos os pacientes entre o Dia 1 e o Dia 7. A mediana da espessura para todos os pacientes no Dia 1 foi 24,50 mm e no Dia 7 foi de 18,80 (p = 0,0001). A mediana dos pacientes na enfermaria no Dia 1 foi 27,35 mm e no Dia 7 foi 22,35 mm (p = 0,038) e dos pacientes internados na UTI no Dia 1 foi 23,40 mm e no Dia 7 foi 18,00 mm (p = 0,0005).

Conclusão

A perda muscular ocorreu precoce e rapidamente nos primeiros sete dias de internação. Foi observada associação entre a perda da espessura muscular e a idade, porém não foi observada associação com a extensão da queimadura, a permanência hospitalar, ocorrência de infecção relacionada à assistência à saúde ou mortalidade.

Área

Suporte Nutricional, Metabólico e Renal

Autores

Raquel Inacio Prado, Marcos T Tanita, Lucienne T Q Cardoso, Cintia M C Grion, Felipe Daniel Diniz dos Santos Rodrigues