Dados do Trabalho
Título
MANEJO DE HIPERTENSÃO PULMONAR DESCOMPENSADA COM MONITORIZAÇÃO HEMODINÂMICA MULTIMODAL MINIMAMENTE INVASIVA – RELATO DE CASO
Descrição do caso
Paciente portadora de hipertensão pulmonar crônica (HP), sendo internada por descompensação do quadro de base, evoluindo com disfunção renal e choque cardiogênico. Foi optado por estratégia de não invasividade tendo em vista prognóstico reservado da paciente. Utilizado estratégia de monitorização hemodinâmica minimamente invasiva com curva de pressão venosa central (PVC), tempo de enchimento capilar (TEC), lactato, gapCO2 e SvcO2 para manejo do caso. PVC inicial com marcação de 36mmHg, paciente com TEC prolongado, lactato aumentado e SvcO2 59%. Iniciado terapia diurético agressiva, inotrópico e titulação de medidas de acordo com melhora de parâmetros de micro hemodinâmica, redução de PVC e melhora de TEC.
Paciente apresentou melhora progressiva da função renal, tendo correlação com redução da PVC e balanço hídrico negativo, assim como melhora de parâmetros de micro hemodinâmica. Introduzido sildenafila para melhora de pós-carga de ventrículo direito, evoluindo com suspensão de dobutamina após 05 dias de internação e recebido alta hospitalar com função renal recuperada, em cateter nasal em 1l/min após 07 dias de internação em UTI.
Área
Choque e Monitorização Hemodinâmica
Autores
RAFAEL HORTENCIO MELO, FABIO SANTANA MACHADO, MAX ARTHUR FONSECA JUNIOR, ALEXANDRE TERUYA