Dados do Trabalho


Título

Formação profissional relacionado à Cuidados Paliativos

Objetivo

Identificar a formação profissional relacionado à cuidados paliativos de uma equipe multiprofissional de cuidados críticos do interior do Mato Grosso.

Métodos

Estudo transversal, quantitativo. Amostra constituída por 43 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêutico, psicólogo e fisioterapeutas; com aplicação de questionário via Google Forms. Coleta de dados ocorreu em setembro de 2022.

Resultados

A maioria dos profissionais (39,53%) possuem tempo de formação superior a 5 anos, e durante sua graduação cerca de 63% dos profissionais afirmaram que a temática sobre cuidados paliativos foi abordada em algum momento da sua formação acadêmica. Já relacionado ao período de atividade profissional, em torno de 53% dos profissionais afirmam terem participado de alguma atividade ou treinamento anteriormente sobre Cuidados Paliativos, sendo que 91% referem possuir como parte de sua rotina de trabalho realizarem cuidados paliativos aos pacientes atendidos.

Conclusão

Faz-se necessário abordar o tema nas universidades e cursos técnicos, bem como trabalhar os aspectos emocionais de como lidar com a terminalidade. É essencial que gestores promovam incentivo à educação permanente dos profissionais de saúde para que se possa oferecer aos pacientes a possibilidade de acolhimento com qualidade e a estruturação da linha de cuidado para que essa atenção seja integral.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

VERIDIANA ASSENCIO SILVA, CARLA FERREIRA REMPEL, FERNANDA MOREIRA LIMA SANTANA, LEI-DIANE MENDES BARROS, ROSANGELA ALVES DE MORAES, TEREZINHA TALITA DA SILVA, ALINE APARECIDA RODRIGUES, MAILANE RENATA LEITE