Dados do Trabalho


Título

PROGNÓSTICO EM CENTRO DE TERAPIA INTENSIVA (CTI): QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS RELACIONADAS A MAIOR MORTALIDADE ?

Objetivo

Verificar a mortalidade em uma população de pacientes críticos e avaliar possíveis associações de variáveis demográficas e biomédicas com a ocorrência de óbito.

Métodos

Estudo prospectivo, quantitativo, analítico, com pacientes consecutivamente internados em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um Hospital Universitário público do Rio de Janeiro no período de março de 2022 a junho de 2023. Foram coletados dados de importância clínica e a amostra foi separada em 2 grupos, de acordo com a ocorrência (G.I) ou não (G.II) de óbito. Utilizou-se o Teste do Qui-Quadrado de Fischer na comparação de variáveis categóricas e o Teste de Mann-Whitney para comparação de variáveis numéricas entre os grupos.

Resultados

Nossa amostra foi composta por 380 pacientes, com a ocorrência de 73 óbitos (19,2%). Não houve diferença na distribuição do sexo entre os grupos (Mulheres = 58,1 x 55,3%). A idade foi significativamente maior no G.I (65,0±13,3 x 59,9±15,7 anos p=0,005). Dentre as comorbidades, a presença de cirrose hepática (5,5 x 1,3% p=0,047) e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) (8,2 x 2,6% p=0,034) foram significativamente maiores entre os pacientes do G.I. Pacientes que mostraram maiores valores no escore SAPS3 (79,1±19,6 x 55,8±12,9) e os que evoluíram na UTI com sepse, insuficiência renal aguda (IRA), choque, necessidade de ventilação mecânica invasiva (VMI) e pneumonia associada a ventilação mecânica (PAV) apresentaram maior mortalidade.

Conclusão

Idade, presença de cirrose hepática, DPOC, a ocorrência de complicações da assistência em terapia intensiva (sepse, IRA, VMI e PAV) e maiores valores no escore SAPS3 associaram-se a maior ocorrência de óbito.

Área

Índices Prognósticos

Autores

Aureo Carmo Filho, Alessandro Rocha Milan de Souza, Carlos Roberto Nogueira Moraes Cardoso, Rogerio Gomes Fleury, Daniella Silva de Souza, Ingrid Caroline Rosa Diogo, Luana Salles Costa Jorge, Letícia Bairral Saavedra