Dados do Trabalho


Título

Fatores associados a eventos hemorrágicos durante a utilização da oxigenação por membrana extracorpórea: coorte retrospectiva

Objetivo

Identificar os fatores associados aos eventos hemorrágicos durante a utilização da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).

Métodos

Estudo de coorte retrospectivo, realizado em um hospital centro ELSO da cidade de São Paulo, com pacientes maiores de 18 anos, submetidos à ECMO entre 2012 à 2021. Os eventos hemorrágicos foram definidos através da presença de perda sanguínea que necessitou de transfusão sanguínea, constatada por queda de hemoglobina em até 2,0 mg/dl (sangramento maior) durante o período de utilização da ECMO. Para compor o modelo de regressão simples, foram incluídas as variáveis com p<0,20 na análise univariada, e para elaborar o modelo múltiplo foram selecionadas as variáveis com p<0,05 evidenciadas no modelo simples. Valores de p<0,05 foram considerados significantes para todas as análises realizadas.

Resultados

Foram incluídos 122 pacientes, sendo nenhum excluído. Os eventos hemorrágicos estiveram presentes em 45(36,8%) dos pacientes, os principais locais de sangramento foram a inserção das cânulas (35,6%), pulmonar (13,9%), dreno (13,6%), abdominal (8,9%), ferida operatória (6,7%), pericárdico (6,7%) e intracraniano (4,4%). As variáveis selecionadas para compor o modelo de regressão simples foram idade entre 51 a 60 anos, período pós-operatório, realização de transplante pulmonar, uso de Centrimag®, dificuldade de saída de CEC, canulação central e escore SOFA. No modelo múltiplo apenas o período pós-operatório (OR: 2,98; IC:1,25-7,11; p=0,013) foi considerado significante.

Conclusão

Dessa forma, o fator associado ao desenvolvimento de sangramento durante a utilização de ECMO em pacientes adultos foi o período pós-operatório.

Área

Hemostasia, Trombose e Transfusão

Autores

Irís Jardim Souza, Stephanie Gracio Peixoto, Flávia Manfredi Cavalcanti, Eduarda Ribeiro dos Santos, Filipe Utuari de Andrade Coelho