Dados do Trabalho
Título
Internações por exposição a fármacos que agem sobre o Sistema Nervoso Autônomo: um estudo ecológico
Objetivo
Descrever dados epidemiológicos de pessoas internadas por exposição intencional e não intencional de fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Autônomo (SNA).
Métodos
Estudo ecológico realizado por meio de dados coletados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), entre junho de 2022 a junho de 2023, avaliando o número de internações da população brasileira por auto intoxicação, intoxicação acidental e as de intenção não determinada por exposição a outras substâncias farmacológicas de ação sobre o SNA. Uma análise estatística descritiva foi feita utilizando-se as variáveis de dados demográficos e mortalidade.
Resultados
Houve o total de 391 internações por exposição a substâncias farmacológicas de ação sobre o SNA em todo o Brasil. Destes, 187 foram na região Sudeste, representando o local de maior casos com 47,8%, seguido do Sul com 97 (24,8%), Nordeste com 58 (14,8%), Centro-Oeste com 33 (8,4%) e Norte com 16 (4%). Em todo o território, a faixa etária com maior morbidade foi entre 20 a 29 anos, destacando-se o sexo feminino (62,6%), contudo, o sexo masculino foi expressivo na análise quantitativa de mortalidade. Em termos gerais, foram totalizados 14 óbitos, dos quais, excepcionalmente 9 ocorreram por auto intoxicação intencional, e o restante por envenenamento acidental. As únicas regiões com registro de óbitos foram: Sudeste (11), Sul (2) e Nordeste (1).
Conclusão
Sugere-se a efetivação de práticas preventivas, diagnósticas e de tratamento no âmbito da saúde mental direcionado às políticas públicas já existentes, delineadas por uma urgência de intervenções multidisciplinares.
Área
Epidemiologia
Autores
Luciana Gomes Benzecry, Bruna Godoi da Silva, Djaine Haila Silva Rocha