Dados do Trabalho


Título

As potencialidades do Projeto Terapêutico Singular em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Objetivo

Discutir acerca da implementação do Projeto Terapêutico Singular (PTS) em uma UTI e às reverberações produzidas no processo de cuidado.

Métodos

Relato de experiência sobre a construção e aplicação de um PTS na UTI de um hospital público de Santa Catarina por residentes do Programa Multiprofissional de Terapia Intensiva. Inicialmente foi elaborado um manual de orientações e apresentação do projeto para a equipe multidisciplinar. O PTS foi desenvolvido percorrendo quatro momentos: identificação do diagnóstico situacional, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação.

Resultados

O PTS se caracteriza como uma ferramenta para auxiliar no direcionamento das propostas terapêuticas, conforme as necessidades de cada sujeito, decorrente da discussão de uma equipe multiprofissional. Amplamente utilizado na Atenção primária, quando resgatado para a alta complexidade gera potencialidades no processo de cuidado aprimorando a percepção e apreensão das demandas dos usuários para além de questões clínicas, mas também questões socioeconômicas, familiares e psicológicas. A implementação do PTS dentro da UTI, facilitou a compreensão da equipe de saúde acerca das necessidades manifestadas pelo paciente e por sua família, fortalecendo a atuação multiprofissional e direcionando o olhar para a singularidade do sujeito, sem generalizá-lo de acordo com sua doença.

Conclusão

Conclui-se que o PTS no contexto hospitalar é de suma importância para garantir o cuidado integral e individual do paciente, atuando no resgate da condição de sujeito e fomentando práticas que reforcem o cuidado humanizado ao paciente e a sua família dentro da UTI.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Camila Cardozo Klug , Maria Luiza Alexandre de Aquino , Michelli Marcela Dadam, Gleice Reinert, Michele Marchetti dos Santos