Dados do Trabalho


Título

Relato de experiência: Comitê de Bioética de uma UTI

Objetivo

Refletir e auxiliar sobre questões éticas que ocorrem na prática clínica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Maringá (HUM). Propõe-se a: assessorar as demandas resultantes de conflitos éticos através de uma compreensão holística; auxiliar na tomada de decisão; exercer função educativa com todos os membros desta unidade.

Métodos

O comitê é um projeto de extensão composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais interessados em uma abordagem plural e dialógica. As reuniões ocorrem uma vez por mês, de forma presencial e virtual, com duração de uma hora. As discussões e as exposições de temas relacionados à ética são interativas, contando com recursos audiovisuais de apoio, e registradas em ata. Os temas discutidos são escolhidos a partir de um caso da própria UTI do HUM previamente enviado ao comitê, mas podem se relacionar a assuntos pertinentes a vivências do grupo.

Resultados

Foram abordados temas como: fundamentos da bioética; terminalidade da vida; relação equipe-paciente-família; autonomia do paciente e profissional de saúde; métodos de abordagem da bioética. Os participantes relatam ter reconhecido a importância da responsabilidade compartilhada entre o paciente, a família e a equipe de saúde com intuito de ressaltar os valores presentes nesta relação e humanizar o atendimento terapêutico.

Conclusão

O comitê de bioética ressalta a importância de criar um espaço de reflexão a respeito das relações humanas presentes no ambiente hospitalar. O projeto propõe que os princípios da bioética guiem políticas internas, promovam educação e sensibilização dos membros atuantes e auxiliem na tomada de decisões.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Eduardo Nanni Calvo, Carol Esli Seixas Silva, José Miguel Viscarra Obregon, Edvaldo Vieira de Campos, Camila Sgarioni Bertão, Leonardo Batistella