Dados do Trabalho


Título

C NULA NASAL DE ALTO FLUXO NO TRATAMENTO DA EXACERBAÇÃO DA ASMA AGUDA SEVERA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Objetivo

O uso de ventilação não invasiva (VNI) vem crescendo nos últimos anos em pacientes asmáticos. Assim, o objetivo desse estudo foi revisar na literatura as evidências acerca do uso da cânula nasal de alto fluxo (CNAF) no tratamento da exacerbação da asma aguda severa.

Métodos

Foi realizada busca em literatura inglesa entre 2001 e 2023 utilizando bancos como PubMed, EMBASE, SCOPUS, Biomedcentral e Cochrane que abordassem a eficácia da CNAF como terapia de suporte em crises asmáticas no grupo de pacientes pediátricos. Os artigos foram selecionados manualmente por dois pesquisadores, às cegas. Havendo discordância, um terceiro pesquisador faria análise. Artigos duplicados foram retirados, sobrando 258 após esse filtro. Após análise desses artigos, restaram ao final 6 pesquisas para revisão.

Resultados

510 artigos foram encontrados nos bancos de dados, após remoção das duplicatas e aplicados os critérios de inclusão e exclusão, 6 artigos foram adicionados à revisão sistemática. Entre os artigos incluídos, 3 artigos, compararam o uso da CNAF com a oxigenoterapia convencional. Em um dos estudos demonstrou tempo de permanência na UTI durante a utilização de CNAF enquanto os outros foram inconlclusivos. Em outros 3 estudos, a eficácia da CNAF foi comparada com a VNI, os resultados não demonstraram superioriade quanto ao tempo de internamento na UTI e duração em dias do tratamento da exacerbação.

Conclusão

A partir da revisão da literatura, não há consenso entre estudos já realizados sobre a superioridade da cânula nasal de alto fluxo em comparação ao CNAF e VNI no tratamento da exacerbação aguda da asma severa.

Área

Pediatria

Autores

Rafaela Góes Bispo, Bruno Felipe Santos de Oliveira, Gabriel Pla Cid Vinhaes, Luiza Lopes Cabral Brito, Luíza Fônseca Morais Soares, Caio Vinicius Sá de Pinho Laytynher, Stefania Zingone Andrade Carvalho, Ana Beatriz Cazé Cerón