Dados do Trabalho


Título

A incidência e os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de lesões em pacientes submetidos a oxigenação por membrana extracorpórea com SRAG

Objetivo

Descrever os principais fatores associados ao desenvolvimento de lesões por pressão em pacientes com COVID-19 em ECMO, estimando a frequência de lesões, identificando e relacionando os riscos relacionados.

Métodos

Estudo observacional analítico do tipo coorte retrospectivo, com abordagem quantitativa composto por pacientes internados com COVID-19 na UTI com idade igual ou superior a 18 anos submetidos a ECMO e que desenvolveram lesão por pressão em decorrência de seu uso no período entre abril de 2020 e janeiro de 2022. A coleta de dados foi realizada em um hospital de grande porte localizado na cidade de São Paulo.

Resultados

Dos 45 prontuários de pacientes coletados, 37 (82,2%) desenvolveram lesões, 32 (86,5%) eram homens, com uma média de idade de 58,8 anos; 16 (43,2%) com doenças cardiovasculares e 19 (51,4%) com doenças metabólicas. Destes, 36 (97,3%) necessitaram de droga vasoativa, 34 (91,9%) receberam dieta enteral e 20 (54,1%) estavam em terapia de substituição renal contínua; em relação ao tempo em ECMO, tempo médio foi de 23,8 dias e 78,4% das lesões foram desenvolvidas nesse período.

Conclusão

A alta incidência das LPs em pacientes críticos ressalta as condições de alto risco e a necessidade de planos de melhoria na qualidade da assistência, incluindo implementação precoce de medidas protetivas e iniciativas para garantir a segurança do paciente.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Isabela Menezes Pinelli da Silva, Nathália Ferreira Santos Tosti, Raelson Ribeiro Rodrigues, Aline Oliveira Ramalho, Henrique Matheus Fernandes, Francine Jomara Lopes