Dados do Trabalho


Título

Como o “Huddle” multiprofissional pode melhorar o fluxo de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)?

Objetivo

Gerenciar e otimizar as vagas de UTI em um hospital de alta complexidade.

Métodos

Encontros multiprofissionais, em 3 períodos do dia, com a participação da equipe médica, de enfermagem, Time de Resposta Rápida (TRR), Núcleo Interno de Regulação (NIR) e higienização, para conhecimento dos pacientes com necessidade de cuidados intensivos, sejam clínicos ou cirúrgicos, através de uma sequência sistematizada, seguindo os critérios de prioridades de admissão, conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM), além do planejamento de altas, com intuito de desocupação dos leitos de UTI.

Resultados

O “Huddle” interliga setores fundamentais para a solução de problemas logísticos tanto na alta como na internação de pacientes, tendo uma duração média de 5 minutos. O TRR inicia o manejo do paciente crítico fora da UTI, seleciona sua prioridade de admissão, realiza a transição de cuidados de forma segura, mesmo antes da transferência acontecer. O NIR informa os leitos de enfermaria para as altas e cadastra os pacientes na Central de Leitos, caso haja indisponibilidade de vagas. Higienização ciente dos leitos com necessidade de desinfecção. Equipe assistencial prioriza as altas e otimiza as internações na unidade. Desde a implantação dos encontros, houve um aumento em 50% das vagas cedidas para cirurgias eletivas de alta complexidade e de 20% nas internações da Unidade Crítica.

Conclusão

O déficit de leitos em UTI é uma realidade hospitalar e o aperfeiçoamento dos processos, através da integração de equipes, possibilita o conhecimento do número de pacientes críticos do hospital e seu correto direcionamento a um leito de UTI.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Renan Goulart Finger, Raulério Goulart Papini, Karen Rech Pontes, Thiago Muniz de Lima, Vinícius Colle Menegat, Maiara Szepilowski Bampi