Dados do Trabalho
Título
Impacto do simulador virtual Xlung® na aprendizagem e confiança no manejo da ventilação mecânica em discentes do curso de Fisioterapia
Objetivo
Avaliar o impacto do simulador virtual Xlung na aprendizagem e confiança no manejo da ventilação mecânica (VM) em discentes do curso de Fisioterapia.
Métodos
Ensaio clínico aleatorizado e controlado com discentes do 8o semestre do curso de Fisioterapia matriculados no módulo de Fisioterapia em UTI de uma universidade privada. Os alunos foram divididos, de forma aleatorizada, em dois grupos: aula com simulação virtual com o Xlung® (grupo experimental-GE) versus aula expositiva tradicional com docente expert (grupo controle-GC), sendo abordada a temática “Modos básicos de VM”. Foram aplicados: uma avaliação imediatamente após as intervenções e 7 dias de Follow-up um mini exame de conhecimento para averiguar o nível de aprendizagem, além de uma autoavaliação sobre o nível de confiança no manejo da VM.
Resultados
Participaram 20 discentes, sendo 12 no GC e 8 no GE. Não houve diferença significativa na taxa de acertos intergrupos nos dois tempos avaliados. Os resultados do follow-up após 1 semana das intervenções continuaram demonstrando taxas de acerto superiores em questões sobre ajustes de modos controlados e inferiores nos modos assisto controlados e espontâneos. Entretanto, a confiança para cuidar de pacientes sob VM entre os grupos foi de 50% GE versus 0% GC, p= 0,01.
Conclusão
O simulador virtual Xlung® se mostrou satisfatório no desempenho dos discentes de Fisioterapia no manejo da VM. A aula expositiva tradicional com docente expert não se mostrou inferior a aula com simulação virtual. No entanto, a prática com o Xlung® parece aumentar a confiança no cuidado de pacientes sob VM.
Área
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica
Autores
Emmanuelle Pinheiro de Sousa Medeiros, Elen Jenifer Silva Loureiro, Betina Santos Tomaz, Andréa Kelly da Silveira Carvalho, Marcelo Alcantara Holanda, Guilherme Pinheiro Ferreira da Silva