Dados do Trabalho


Título

Adesão às medidas de prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva

Objetivo

Avaliar a adesão da equipe de saúde de uma unidade de terapia intensiva (UTI) às medidas de prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV).

Métodos

Estudo descritivo, realizado na UTI de um hospital universitário terciário. Construímos um check list com medidas de prevenção de PAV preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados ocorreu de abril a agosto de 2023, nos três turnos de trabalho. Para cada medida foi calculado um percentual de adesão, sendo número de observações em que houve adesão dividido pelo número de observações da medida, multiplicado por 100.

Resultados

A realização da higiene oral 03 vezes ao dia ocorreu 56 vezes (33,7%) dos 166 prontuários avaliados. Ao observamos a cabeceira do leito esta estava elevada em 30º a 45º em 85 vezes (54,1%) das 157 observadas. Já a escala RASS estava dentro do alvo (0 a 2) ou fora do alvo com justificativa em todas as 170 (100%) observações realizadas. Quanto a verificação da pressão do cuff uma vez a cada seis horas, esta prática foi registrada em prontuário em 32 vezes (19,6%) das 163 avaliadas. Quanto ao registro em prontuário sobre a possibilidade de desmame da ventilação mecânica, o mesmo foi realizado em 45 vezes (27,4%) das 164 avaliadas.

Conclusão

Concluímos que o uso de indicadores é importante para prevenção de PAV, porém a taxa de adesão as medidas de prevenção de PAV ainda estão muito baixas.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Cicero José Silva Souto, Arthur Batista Xavier, Isadora Frasson Matyis, Kayse Danielly Bueno de Souza, Rafaela Aparecida de Abreu, Anibal Basile-Filho, Mayra Gonçalves Menegueti, Maria Auxiliadora-Martins