Dados do Trabalho


Título

Acompanhantes em tempo integral de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva

Objetivo

Analisar o impacto na presença de acompanhantes em tempo integral em uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto tendo como principais endpoints: tempo de permanência, mortalidade e índice de satisfação.

Métodos

Análise temporal de dados entre junho à julho de 2023, através de uma pesquisa de análise de percepção e indicadores da unidade

Resultados

Dos 79 pacientes admitidos no período, 32 pacientes tiveram acompanhantes em tempo integral na unidade, o que corresponde a 40,5% dos pacientes admitidos.
A média de permanência dos pacientes com acompanhantes foi de 11,25, enquanto os sem acompanhantes foi de 9,76.
A taxa de mortalidade do grupo com acompanhantes foi de 25% e de sem acompanhantes foi de 42,55%.
Não houve diferença significativa das amostras analisadas quanto a faixa etária, sexo e prognóstico analisado através do SAPS 3.
Feita pesquisa de análise de percepção por amostragem, dos pacientes com acompanhantes e seus familiares verificou-se a taxa de 100% de satisfação pelo programa de acompanhantes em tempo integral.

Conclusão

Os pacientes que permaneceram com seus familiares, tiveram um prognostico de saída melhor e uma melhora significativa em relação aos demais, desta forma, conclui-se que a presença do acompanhante contribui de maneira positiva para a recuperação dos pacientes, agregando confiabilidade e segurança durante o período de internação em terapia intensiva.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Firmino Haag, Ester Oliveira Pinto, Antônio Fernando Costa Filho, Diany Priscila de Oliveira, Lucas Salles Freitas e Silva, Carolina Monteiro de Andrade, Marina de Fátima Jerônimo Gonçalves, Danilo de Oliveira Masi