Dados do Trabalho
Título
Gameficação como ferramenta para treinamento de protocolos institucionais
Objetivo
Gameficação consiste no uso de estratégias de jogos para atividades não consideradas como de lazer. Permite a associação de forma positiva com o conteúdo abordado, propiciando maior concentração durante o processo e estimula o protagonismo da aprendizagem.
Registrar a atualização dos profissionais assistenciais da unidade de terapia intensiva (UTI) sobre as práticas organizacionais obrigatórias de forma dinâmica, digital e moderna.
Métodos
Realização de gincana com uso de ferramenta de gameficação online (Kahoot!) com perguntas e respostas abordando as práticas organizacionais obrigatórias da instituição. Treinamento de participação optativa. Durante a dinâmica os colaboradores são ranqueados conforme os acertos e a agilidade na seleção da resposta correta. A partir dos assuntos contidos nas questões, as enfermeiras da educação permanente aproveitaram para sanar dúvidas e orientar os colaboradores sobre a importância dos protocolos para prevenir erros e consequentemente danos aos pacientes
Resultados
Participaram 34 profissionais que atuam na UTI, sendo 6 enfermeiros e 28 técnicos de enfermagem, numa dinâmica de grupos com até 8 participantes. Após o treinamento os participantes receberam um prêmio de participação. Houve boa adesão ao treinamento neste formato (85% dos colaboradores da equipe de enfermagem da UTI).
Conclusão
Os colaboradores envolvidos referiram ser um momento prazeroso e funcional para relembrar dos protocolos obrigatórios da instituição e o conhecimento dos profissionais foi percebido na visita de manutenção de certificado de distinção em serviço de terapia intensiva. O projeto será mantido inclusive com medidas de mensuração do resultado para o melhor registro dos resultados evolutivos consequentes da estratégia de educação.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Carolina Perucce Franco, Alexyevna Majevski, Eduarda Marini, Andreza Xavier, Fernando Graça Aranha