Dados do Trabalho


Título

Risco e ocorrência de lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos na terapia intensiva

Objetivo

Avaliar a ocorrência de lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos em uma unidade de terapia intensiva.

Métodos

Estudo documental, transversal, quantitativo, desenvolvido em uma UTI adulto geral de um hospital universitário do Rio de Janeiro, entre maio a setembro de 2022. Foram incluídos todos os pacientes admitidos no setor no período de coleta de dados que possuíam pelo menos um dispositivo médico em contato direto com pele e mucosas. Excluídos aqueles readmitidos durante o período do estudo. A amostra foi composta por 70 pacientes. Os dados foram coletados através de consulta ao prontuário, a partir do terceiro dia de internação. A análise se deu a partir do software Stata versão 16.0. Teste qui-quadrado de Pearson foi aplicado para verificar presença de associação entre fatores de risco, considerados variáveis independentes, e à ocorrência de lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos. O nível de significância foi de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o número 4.747.146.

Resultados

Não foram identificadas associações estatisticamente significativas entre quantidade de dispositivos e categorização da escala de Braden na admissão e a ocorrência de lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos. Entretanto houve um número maior de deste tipo de lesão em pacientes com menor tempo de internação.

Conclusão

Ressalta-se a importância dos cuidados relacionados à gestão do risco de lesão relacionada a dispositivo médico e avaliação da integridade da pele, na admissão e diariamente, para o correto planejamento da assistência.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Julio Cesar Faustino Junior , Luana Ferreira de Almeida , Dayse Carvalho Nascimento , Vanessa Galdino Paula, Caroline Deus Lisboa, Ayla Maria Farias Mesquita, Lucas Rodrigo Garcia Mello , Andrezza Serpa Franco