Dados do Trabalho
Título
Importância de visita multiprofissional à beira leito no ambiente de terapia intensiva
Objetivo
Demonstrar a importância da visita multiprofissional à beira leito no impacto quanto aos desfechos de saídas (altas e óbitos) e tempo de permanência em unidade de terapia intensiva adulto.
Métodos
Análise temporal e comparativa entre janeiro à junho de 2023 analisando dois períodos distintos, sendo o primeiro grupo entre os pacientes internados entre janeiro e março sem a visita transversal multiprofissional e o segundo grupo entre abril e junho com a visita transversal diária multiprofissional à beira leito, analisando os principais desfechos encontrados.
Resultados
De acordo com os dados obtidos, quanto ao primeiro grupo analisado, houve 138 pacientes internados no período. A média de permanência foi de 7,59 dias em comparação com 6,83 dias no segundo grupo onde houve um total de 143 pacientes internados com uma queda de 10% em média.
Quanto ao número de saídas (óbitos), em se comparando os dois grupos analisados, a taxa de mortalidade no primeiro grupo foi de 31,36% contra 24,75% no segundo grupo, representando uma queda de 20% em relação a taxa de óbitos. Não houve diferença estatisticamente significante entre o número de pacientes analisados em cada grupo e nem quanto ao SAPS 3 calculado nos dois grupos (52/49).
Conclusão
A visita multiprofissional à beira leito realizada de forma sistemática com o objetivo de trocar informações e discutir com as diferentes áreas as formas de cuidado, constitui uma importante ferramenta de gestão possibilitando uma comunicação eficaz entre a equipe e desta forma contribuindo para os melhores resultados nos cuidados com os pacientes em terapia intensiva.
Área
Gestão, Qualidade e Segurança
Autores
Firmino Haag, Antônio Fernando Costa Filho, Diany Priscila de Oliveira, Carolina Monteiro Andrade, Lucas Salles Freitas e Silva, Marilene Zampoli, Flávio Albuquerque, Roberto Bergamim