Dados do Trabalho


Título

Revisão dos fatores relacionados a não doação de órgãos e tecidos em pacientes com morte encefálica em hospital filantrópico

Objetivo

Conhecer as principais causas de não doação de órgãos e tecidos em pacientes com Morte Encefálica em um hospital filantrópico do estado de São Paulo.

Métodos

Realizado análise retrospectiva através do levantamento de dados e planilhas da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da instituição no período de janeiro de 2019 à março de 2023.

Resultados

Em nossa análise retrospectiva, encontramos o total de 30 pacientes com diagnostico de ME, sendo que 6 efetivaram a doação (20%). Encontramos, 80% de não doação de órgãos, sendo 25% relacionado a recusa familiar, 54,16% relacionado a contraindicação médica e 20,84% relacionado a outras causas. Conforme dados da literatura e do Registro Brasileiro de Transplantes de órgãos do ano de 2022, do total de pacientes notificados, referente ao ano de nossa pesquisa, 70,90% não efetivaram a doação, sendo 33,17% relacionado a recusa familiar, 36,28% por contraindicação médica e 30,55% devido a outras causas.

Conclusão

A recusa familiar como impedimento a doação de órgãos e tecidos não foi representativa em nossa unidade de terapia intensiva, demonstrando uma abordagem familiar efetiva. Por outro lado, fatores externos relacionados as organizações de procura de órgãos contribuíram para o elevado índice de contraindicação médica.

Área

Suporte Perioperatório, Transplante e Trauma

Autores

Carolina Monteiro Andrade, Lucas Salles Freitas Silva, Danilo Oliveira Masi, Marina Fatima Jeronimo, Ana Flavia Nunes Zeraick, Amanda Maria Ribas Rosa, Firmino Haag Junior, Antonio Fernando Costa Filho