Dados do Trabalho
Título
Ultrassonografia pulmonar como preditora de sucesso de extubação de pacientes ventilados mecanicamente
Objetivo
Revisar a utilização da ultrassonografia pulmonar como preditora do desmame na ventilação artificial
Métodos
Trata-se de uma revisão sistemática utilizando a estratégia PICOS, com as buscas realizadas nas bases de dados Pubmed, CENTRAL, LILACS, CINAHL, Cochrane com os descritores para a ventilação mecânica, ventilação artificial, extubação, ultrassom pulmonar, ultrassonografia torácica e desmame, adicionados pelos operadores boleanos AND e OR.
Resultados
Foram encontrados quatorze artigos após a leitura do título e resumo, sendo oito selecionados após a leitura na íntegra, quatro concluíram que a ultrassonografia pulmonar é eficaz no auxílio do desmame, três concluíram que o ultrassom pulmonar não foi capaz de predizer sucesso da extubação e um artigo foi inconclusivo. Observamos que foram utilizados protocolos para aplicação da ultrassonografia pulmonar como o LUS, avaliando as seis regiões, o procedimento modificado LUSm ou mesmo o protocolo BLUE. Resultando em uma taxa de sensibilidade, para predição do sucesso do desmame, variou de 66% a 97-100% e a especificidade de 37,4% a 96% dentre os artigos selecionados.
Conclusão
A ultrassonografia pulmonar pode ajudar a prever o resultado do desmame com relativa precisão, sendo uma técnica promissora para o uso hospitalar.
Área
Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica
Autores
André Luiz Cordeiro, Jennifer Beatriz Barbosa Silva, João Pedro Cruz de Souza Monteiro , Ruan Pablo Carmo dos Santos, Geruza Oliveira Santos