Dados do Trabalho


Título

Implante Transcatater da Válvula Aórtica (TAVI) sobre desfechos clínicos e qualidade de vida de pacientes com estenose aórtica

Objetivo

Revisar o impacto do Implante Transcatater da Válvula Aórtica (TAVI) sobre mortalidade, complicações pós-operatórias, hospitalização e qualidade de vida de pacientes com estenose aórtica (EA).

Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática utilizando a estratégia PICO, com busca realizada nas bases de dados PubMed, Central e LILACS, com os descritores: estenose aórtica, hospitalização, mortalidade, ensaio clínico, implante transcateter da válvula aórtica, qualidade de vida, complicações pós-operatórias, adicionados pelos operadores booleanos "AND" e "OR".

Resultados

Foram encontrados 31 artigos após a leitura de título e resumo. Destes, dez mostraram que a mortalidade foi menor nos pacientes submetidos a TAVI versus três artigos nos quais a mortalidade foi menor na cirurgia convencional (SAVR). Nove artigos apresentaram semelhança em relação as complicações, seis artigos menor incidência das complicações pós-operatórias em TAVI e três artigos em SAVR. Três artigos evidenciaram melhor qualidade de vida em TAVI e um artigo mostrou menor tempo de hospitalização em TAVI.

Conclusão

A realização da TAVI, em pacientes com EA, reduziu a mortalidade em comparação a SAVR. A TAVI parece reduzir tempo de estadia hospitalar e melhorar a qualidade de vida. Não foram observadas diferenças nos desfechos complicações pós-operatórias.

Área

Choque e Monitorização Hemodinâmica

Autores

André Luiz Lisboa Cordeiro, Emmanuel de Souza Gonçalves, Rute Macedo de Santana , Tayane Siqueira Martins dos Santos