Dados do Trabalho


Título

Satisfação dos acompanhantes de pacientes sob cuidados paliativos na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

Objetivo

Conhecer o nível de satisfação dos acompanhantes de pacientes com doenças ameaçadoras da vida sob cuidados paliativos. Caracterizar os pacientes sob cuidados paliativos na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

Métodos

Estudo transversal e analítico onde avaliou os acompanhantes de pacientes que receberam parecer dos Cuidados Paliativos ou estavam na enfermaria de Cuidados Paliativos por pelo menos 48 horas. Para coleta de dados, foi utilizada uma ficha de identificação e a escala de Satisfação FAMCARE. Foram realizadas as estatísticas descritiva e inferencial, sendo utilizado o software IBM®️ SPSS®️ (Statistical Package for the Social Sciences), adotando o nível de significância de 5% (p-valor<0,05).

Resultados

Participaram da pesquisa 27 acompanhantes com média de idade 49,9 anos, sendo 74% do sexo feminino e 70,4% pertencentes ao núcleo familiar do paciente. Quanto aos pacientes, a média de idade foi de 73,5 anos, sendo 59,3% do sexo masculino, 63% com diagnóstico de câncer, 66,7% com diagnóstico há mais de 30 meses e 81,5% com acompanhamento pelos cuidados paliativos de até 30 dias. Dos 27 pacientes, 70,4% estavam na enfermaria de cuidados paliativos e os demais receberam atendimento por parecer, 59,3% evoluíram para óbito. Quanto à escala de FAMCARE, os acompanhantes se demonstraram satisfeitos nas 4 dimensões do questionário.

Conclusão

Os acompanhantes se mostraram satisfeitos em todos os domínios do questionário FAMCARE, principalmente no que diz respeito à informação dada. Os pacientes são predominantemente do sexo masculino, de 61-80 anos, com diagnóstico de câncer, apresentando pelo menos uma comorbidade, em cuidados paliativos exclusivos e escala PPS até 30%.

Área

Terminalidade, Humanização

Autores

Denise Milioli Ferreira, Júlia Jardim Ferreira, Ana Laura de Moura Silveira, Gabriel Antonio Ferreira Alves, Luiza Bittencourt Leão