Dados do Trabalho


Título

Perfil dos pacientes com leptospirose em Ventilação Mecânica em um hospital geral

Objetivo

Conhecer o perfil dos pacientes em Ventilação Mecânica (VM) por leptospirose internados nas UTIs do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS) em Joinville, SC.

Métodos

Estudo retrospectivo com amostra baseada nos pacientes com diagnóstico confirmado de leptospirose pela Vigilância Epidemiológica do Estado de Santa Catarina, internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do HRHDS no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2022.

Resultados

Dos 15 pacientes admitidos na UTI com leptospirose no período, 8 necessitavam de VM. Todos eram do sexo masculino e a mediana de idade foi 35 anos. Quanto aos escores de gravidade, a mediana do SAPS 3 (Simplified Acute Physiology Score III) foi de 90 (73/93) e a mediana do SOFA (Sequential Organ Failure) foi de 18 (15,5/19). O tempo de ventilação mecânica foi na mediana 8 dias (6/11,5), a mediana de PO2/FIO2 no primeiro dia foi 97,2 (68-158,5), todos os pacientes utilizaram bloqueador neuromuscular com uma mediana de 4 dias de uso, 50% pacientes necessitaram de prona, sendo que o máximo de dias com necessidade de prona foram 5 e 87,5% dos pacientes necessitaram de hemodiálise. A prevalência de tabagismo foi de 50% na população. Nenhum tinha histórico de hipertensão, diabetes, cardiopatias, doença renal e doença pulmonar obstrutiva crônica ou neoplasia, um paciente era HIV. Da amostra a mortalidade foi de 25%.

Conclusão

O perfil dos pacientes com leptospirose em ventilação mecânica na UTI do HRHDS são de alta gravidade.

Área

Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica

Autores

Marina Borges Wageck Horner, Amanda Elisa Nuernberg, Brenda Camelo Ferreira, Isabel Martins Deschamps , Roberta Caroline Boege, Talita Veroneze Pratti