Dados do Trabalho


Título

Compreensão dos indicadores de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva cirúrgica

Objetivo

Analisar os indicadores de enfermagem dos pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica.

Métodos

Revisamos de maneira retrospectiva e longitudinal o prontuário eletrônico dos pacientes internados na UTI no período de janeiro de 2022 a junho de 2023. Empregamos a ferramenta Business Intelligence (BI), para coletar do prontuário os dados dos indicadores de flebite, lesão por pressão (LPP), perda de cateter venoso central (CVC), quase erro de medicação, erro de medicação, perda de sonda nasoenteral (SNE), perda de sonda vesical de demora (SVD), queda e extubação não planejada.

Resultados

Resgatamos os prontuários e realizarmos a análise retrospectiva dos 977 pacientes que foram admitidos na UTI no período relatado acima, onde conseguimos identificar as seguintes taxas: 0,09% de flebite, 0,22% de LPP, 0,18% de perda de CVC, 0% de quase erro de medicação e de erro de medicação, 0,95% de perda de SNE, 0% de perda de SVD, 0% de queda e 0,40% de extubação não planejada.

Conclusão

É bastante importante o conhecimento e domínio dos indicadores de enfermagem na condução de uma boa gestão de UTI, através da análise e identificação das não conformidades poderemos realizar os ajustes necessários para oferecer uma assistência de qualidade de acordo com a situação clínica do paciente. Vários planos de correção de rumo precisaram ser realizados ao longo dos meses, sempre com o intuito de mitigar pontos críticos identificados. Rodamos várias vezes a ferramenta ciclo de Deming, o que nos possibilitou atingir uma boa entrega de valor.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Antonio Gonçalves Oliveira, rui Behar Torres, Cleiton Alves Ramos, Danielle Menezes Vargas Silva, Bruno Felipe Novaes Souza, Claudia Cristina Lira Santana, Isaac Santana Marques Souza, Camila Fernanda Cândido Albuquerque