Dados do Trabalho


Título

Interpretando os indicadores de enfermagem na unidade de terapia intensiva cardiológica

Objetivo

Conhecer para interpretar os indicadores de enfermagem dos pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) cardiológica.

Métodos

Foi analisado retrospectivamente o prontuário eletrônico de todos os 1157 pacientes internados na UTI no período de janeiro de 2022 a junho de 2023. Foi utilizado a ferramenta Business Intelligence (BI), para coletar dados de flebite, lesão por pressão (LPP), perda de cateter venoso central (CVC), quase erro de medicação, erro de medicação, perda de sonda nasoenteral (SNE), perda de sonda vesical de demora (SVD), queda e extubação não planejada.

Resultados

Após realizarmos a análise do prontuário dos pacientes no período acima identificamos taxas de: 0.7% de flebite, 0.5% de LPP, 0,3% de perda de CVC, 0% de quase erro de medicação, 0% de erro de medicação, 1.4% de perda de SNE, 0,2% de perda de SVD, 0% de queda e 0,5% de extubação não planejada.

Conclusão

Para se conseguir um bom gerenciamento dos indicadores de enfermagem na gestão de uma UTI se faz necessário identificar e analisar mês a mês as não conformidades encontradas, procurando sempre realizar os ajustes que se fizerem necessários para conseguirmos uma melhoria na assistência do nosso paciente crítico. Realizamos durante este período vários planos para reajuste da situação, sempre com o interesse de mitigar as não conformidades encontradas. O uso da ferramenta ciclo de Deming foi decisiva para se obter a melhoria dos resultados a serem atingidos e com isto poder oferecer uma entrega de valor esperada.

Área

Gestão, Qualidade e Segurança

Autores

Antonio Gonçalves Oliveira, Carlos Sergio Luna Gomes Duarte, Janny Leonor Lourenço Ferreira, Fernanda Emanuely Monteiro Silva, Viviane Rodrigues Silva, Danielle Menezes Vargas Silva, Bruno Felipe Novaes Souza, Maria Eduarda Lins Calazans